Foto: Lucas Anjos
A Associação Empresarial do Poloplast de Camaçari (AEPC) completa 20 anos de atuação. Criada em 2005, a organização atua como importante vetor de representatividade das empresas instaladas no complexo industrial, frente ao Poder Público Municipal e Estadual, além de outras entidades voltadas para o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Na terça-feira (17), a AEPC realizou um ato celebrativo, marcado por homenagens e resgate ao projeto que prevê dinamismo e maior protagonismo junto à administração pública, a exemplo do “Pacto pelo Desenvolvimento Econômico e Social de Camaçari”, assinado em 2006 e que resultou em diversas obras de infraestrutura em todo o complexo industrial, o que possibilitou a manutenção e ampliação de postos de trabalho, além de atuação em áreas sociais.
“Motivo de muito orgulho ver essa resistência que o Polo Industrial Plástico tem mantido ao longo desse tempo. Camaçari deu uma marcha ré nos últimos anos, do ponto de vista do nosso desenvolvimento, o município perdeu muitas empresas. Agora, nós estamos vivendo um novo momento e temos que trabalhar de mãos dadas para que a gente consiga aproveitar as oportunidades que estão chegando. Já afirmo aqui que quero fazer o segundo pacto para gerar renda, para ver a atuação do Polo Plástico mais potente”, pontuou o prefeito Luiz Caetano.
Fernando Muniz, diretor-presidente da AEPC, destacou que antes as empresas viviam isoladas. Ele frisou que a chegada da associação proporcionou integração entre as fábricas, viabilizando benefícios que se estendem também aos trabalhadores de forma direta e indireta.
“Comemorar 20 anos é mostrar para a sociedade de Camaçari que nós temos uma instituição sólida, representativa, atendendo aos interesses das empresas e dos trabalhadores, colaborando, de certa forma, com o poder público para o desenvolvimento econômico e social da cidade”, disse.
O vice-presidente da AEPC, Renato Braga, enumerou algumas parcerias firmadas em prol do desenvolvimento técnico e industrial. “Acreditamos que a transformação acontece pelo conhecimento. Ao longo desse tempo firmamos parcerias com o Senai, Sesi, UFBA e outras instituições, ampliando a qualificação de nossos trabalhadores. Atualmente, cerca de 45 negócios estão instalados no Poloplast, desde micro a empresas de médio porte, gerando uma média de 5 mil empregos diretos e indiretos.”, assegurou.
Além do prefeito Luiz Caetano, o evento homenageou empresas, instituições e Forças da Segurança Pública, como o major Raimundo Trindade, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Polo de Camaçari - CIPE Polo, e o tenente-coronel Roberto Castro, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari.