O pix automático foi lançado na manhã desta quarta-feira (4) pelo BC (Banco Central), em São Paulo, . O evento contou com a presença de Gabriel Galípolo, presidente do BC, diretores e representantes do setor de meios pagamento.
A novidade promete facilitar pagamentos recorrentes, como contas de água, luz, telefone e condomínio. Funcionalidade só estará disponível para a população em 16 de junho, diz o Valor Investe.
Pix automático chega com promessa de facilitar pagamentos
A ferramenta foi desenvolvida para facilitar o pagamento de contas recorrentes, como: mensalidades escolares, condomínios, assinaturas em streaming e planos de saúde, permitindo que os consumidores autorizem o pagamento com débito direto na conta, na data combinada. A autorização é dada uma única vez e os pagamentos são efetuados de forma automática, com frequência semanal, mensal, trimestral ou anual. A novidade deve reduzir os riscos de esquecer de efetuar os pagamentos de contas.
O Banco do Brasil foi o primeiro a oferecer o serviço, após concluir 100% dos testes com o BC, liberou o Pix automático desde o dia 29 de março para os clientes pessoa física, que quiserem pagar por esse sistema.
Outro recurso oferecido pelas instituições financeiras é o ‘split’ de pagamentos, que possibilita a divisão automática de um valor recebido entre até seis contas diferentes, funcionalidade útil para negócios com filiais ou franquias, como academias.