A Prefeitura de Salvador entregou, nesta segunda-feira (19), 100 imóveis requalificados no Alto do Coqueirinho, por meio do programa Morar Melhor, que chega à sua terceira edição no bairro, totalizando 400 residências beneficiadas apenas na localidade. O programa, voltado para famílias em situação de vulnerabilidade habitacional, promove melhorias estruturais nas moradias sem alterar o endereço dos beneficiários.
Durante a cerimônia, o prefeito Bruno Reis destacou a importância da moradia digna como elemento transformador. “Quando a gente mora melhor, trabalha melhor. As crianças têm melhores condições de estudar. A casa é o lugar mais sagrado de uma pessoa”, afirmou o gestor
Uma das histórias marcantes dessa nova etapa é a de Lindalva Conceição Rodrigues, de 55 anos, moradora há mais de 40 anos da comunidade. Mãe de 10 filhos e avó de 22 netos, ela vive com sete familiares em uma casa que sofria com problemas estruturais graves, como telhado comprometido, infiltrações, umidade nas paredes e buracos no chão da sala. “Perdi móveis com a chuva. Era tudo pingueira. Hoje, me sinto uma mulher realizada”, contou, emocionada.
A casa de Lindalva foi completamente transformada: novo telhado, reboco, pintura, substituição de portas, janelas e esquadrias, além da requalificação completa do banheiro. “Meu banheiro agora é o dos meus sonhos”, declarou ela
Para Rosa Lorena Rodrigues, de 27 anos, filha de Lindalva, o projeto foi um alívio. “Não conseguíamos ajudar minha mãe como queríamos. Hoje ela tem qualidade de vida. O Morar Melhor transformou 100% a vida dela”, afirmou.
Desde sua criação, o Morar Melhor já beneficiou mais de 55 mil residências em Salvador. Somente entre 2021 e 2024, foram mais de 21 mil imóveis reformados, com serviços que incluem pintura interna e externa, reboco, substituição de telhados, adequação de cozinhas e banheiros, revestimentos e melhorias elétricas.