Foto: DBN
Todos camaçarienses foram pegos de surpresa com a notícia de que o vereador Ivandel Pires tinha sido expulso do partido união Brasil e correria o risco de perder seu mandato.
Horas depois da notícia, o Presidente do União Brasil Helder Almeida veio a público esclarecer as dúvidas que pairavam no ar a cerca do assunto. Segundo Helder, a expulsão de Ivandel do partido se deu por conta do posicionamento tomado pelo edil na eleição da mesa diretora da Câmara no biênio 2025/2026 e por ter declarado apoio ao governo de Luiz Caetano.
''O partido tinha que dar uma resposta a sociedade'', afirmou afirmou Helder. Entretanto, ao contrário do que vários previam ou queriam, o Presidente do União Brasil declarou que Ivandel Pires não será destituído do cargo.
Ele deixou claro que a perda do mandato acontece apenas em situações determinadas pelo Código Eleitoral, como a mudança de partido sem justificativa válida. "No caso dele, a expulsão é uma sanção prevista no estatuto, não resulta na substituição por um suplente nem na perda do mandato", esclareceu. Em outras palavras: Ivandel permanece como vereador, porém agora está sem partido, o que, na prática, o faz ser temporariamente independente.
O Presidente reiterou que o União está focado no fortalecimento da sigla para as eleiçóes de 2026 e 2028 buscando uma renovação e promessas de abrir espaço para novos nomes, especialmente mulheres, empresários e lideranças comunitárias que queiram fazer parte da política.
Até a hora da postagem da matéria o vereador Ivandel Pires ainda não se pronunciou sobre o assunto.