O Vitória fez uma exibição dominante e goleou o Atlético de Alagoinhas por 4 a 0 na noite deste sábado (1º), no estádio Carneirão, pela ida da semifinal do Campeonato Baiano. Com a vitória expressiva, o time rubro-negro deu um grande passo para garantir vaga na final do torneio estadual.
Desde os primeiros minutos de jogo, o Vitória mostrou sua força e assumiu o controle da partida. Logo aos 5 minutos, o atacante Janderson balançou as redes, mas o VAR foi acionado para anular o gol, após uma falta do jogador sobre o goleiro Giovani. A pressão, porém, seguiu firme e, aos 13 minutos, Lucas Halter abriu o placar, aproveitando um escanteio cobrado por Wellington Rato e desviando de cabeça para superar o goleiro adversário.
O Atlético tentou responder, mas foi o Vitória quem continuou mais presente no campo de ataque. Aos 49 minutos, já no fim do primeiro tempo, Lucas Braga ampliou a vantagem, após receber passe de Janderson, limpar a marcação e bater colocado, sem chances para Giovani.
No intervalo, o Atlético perdeu o atacante Luciano, expulso por reclamação, e na tentativa de mudar o panorama da partida, o técnico Agnaldo Liz fez alterações, colocando Michael no lugar do volante Papaterra. Contudo, as mudanças não surtiram efeito e o Vitória seguiu pressionando no segundo tempo.
Aos 21 minutos, o Leão marcou o terceiro gol. Em uma cobrança de falta primorosa, Jamerson não deu chances para Giovani e fez 3 a 0. O Atlético ainda teve uma última tentativa de reação, mas a defesa rubro-negra se manteve sólida e não deu espaços. Aos 30 minutos, uma penalidade sofrida por Wellington Rato dentro da área resultou em pênalti para o Vitória. Mosquito foi para a cobrança, teve seu chute defendido por Giovani, mas não desperdiçou o rebote, fechando a goleada em 4 a 0.
Com o resultado, o Vitória colocou um pé na final do Baianão. O Atlético, para reverter o placar, precisará vencer por uma diferença de cinco gols no jogo de volta, marcado para o próximo final de semana no Barradão. Caso vença por quatro gols de diferença, o confronto será decidido nos pênaltis.