Quinta, 27 de Março de 2025 14:39
Geral Carnaval 2025

Afoxé Filhos de Gandhy implementa proibição de homens trans em bloco

Os foliões do bloco Afoxé Filhos de Gandhy foram surpreendidos ao receberem um comunicado com as orientações para o Carnaval deste ano. Dentre o conjunto de regras impostas estava a informação de que apenas pessoas do sexo masculino cisgênero poderão desfilar durante o festejo.

24/02/2025 18h23 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação - DBN Fonte: Redação

Foto : Divulgação

O Afoxé Filhos de Gandhy, o maior e mais tradicional afoxé do Carnaval de Salvador proibiu a participação de homens trans no Carnaval 2025. A informação foi dada no termo de aceite do afoxé. 


Entre uma lista com 10 itens, o afoxé informa a proibição da ‘permanência feminina’ dentro da corda, da importância do turbante e indica o cuidado de seus sócios com bebidas alcoólicas. 

No 10º e último item, o Afoxé define que “de acordo com o artigo 5º do estatuto social, só poderão ingressar na associação pessoas do sexo masculino cisgênero”, barrando a participação de homens trans no desfile do tradicional ‘tapete branco da paz’. 


Segundo o portal Dois Terços, diversas denúncias da comunidade LGBTQIA+ sobre a situação foram recebidas. Nas redes sociais, internautas repudiaram a decisão da instituição. 


“E os filhos de gandhy proibindo homens trans de desfilarem??? pq o problema eh de fato a transsexualidade né, homens cis assediando mulheres a anos no carnaval de boa”, escreveu uma internauta, na plataforma X. “O bloco filhos de gandhy é uma vergonha, nunca ouço nada positivo agora vem e mete essa com homens trans? vai se fuder, tem q acabar com esse bloco pra ontem”, reagiu outra. 


Um dos blocos mais tradicionais do carnaval soteropolitano, o Afoxé Filhos de Gandhy atrai em seus desfiles nomes famosos e importantes para o estado como Gilberto Gil, Lázaro Ramos e Caetano Veloso. 


Com 75 anos de história, o bloco divulgou no último fim de semana o tema para o desfile deste ano. “Ogum - O senhor do Ferro, dos Metais e da Tecnologia”. 

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.