Quinta, 27 de Março de 2025 13:49
Cidades Camaçari

Prefeitura reabastece farmácias da sede e orla

Os itens disponíveis são padronizados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), e são fruto de compensação referente à contrapartida do Estado para com o município. O repasse trimestral equivale a um total de R$176.487,88.

14/02/2025 08h00
Por: Redação - DBN Fonte: Prefeitura de Camaçari


Foto: Patrick Abreu

 

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), reabasteceu o estoque de medicamentos de atenção à saúde básica, saúde mental e de programas estratégicos. Para ter acesso aos medicamentos, é necessário que o cidadão apresente cartão SUS, documento original com foto e receita médica da rede pública ou privada do município.

Os medicamentos da atenção básica podem ser encontrados na Farmácia do Povo 24h, que fica na Casa do Trabalho, além das unidades Básica de Saúde e de Saúde da Família (UBS’s e USF’s) da sede e orla. Alguns dos já disponíveis: losartana potássica (comprimido); ibuprofeno (solução); prednisona (comprimido); furosemida (comprimido); gliclazida (comprimido); metformina (comprimido), insulina (caneta e frasco), agulha para caneta de insulina, medroxiprogesterona (injetável), noretisterona (comprimido), paracetamol (comprimido) e valproato de sódio (comprimido).

Para a saúde mental, os medicamentos podem ser retirados nas unidades de saúde da Gleba B, Gleba E, Gravatá e Camaçari de Dentro. Na orla, podem ser obtidos nas USF’s de Catu de Abrantes, Fonte da Caixa, Barra de Pojuca, Jacuípe, Caminho do Mar e nas UBS’s de Arembepe, Vila de Abrantes e Monte Gordo. Os usuários matriculados nos Centros de Atendimento Psicossocial também podem realizar a retirada nestes centros, localizados na sede e na orla. Estão disponíveis o depakene (valproato de sódio comprimido), fenitoína (comprimido), carbamazepina (xarope), haldol decanoato (injetável), clomipramina (comprimido) e diazepam (comprimido).

Os programas estratégicos voltados à tuberculose, toxoplasmose, hanseníase e leishmaniose também receberam medicamentos. Para esses, o acesso depende da notificação feita na unidade de saúde onde o respectivo programa é desenvolvido.

Os itens disponíveis são padronizados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), e são fruto de compensação referente à contrapartida do Estado para com o município. O repasse trimestral equivale a um total de R$176.487,88.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Camaçari - BA

Camaçari - Bahia

Sobre o município
Camaçari é um município do estado da Bahia, no Brasil. Situa-se a 50 km da capital estadual, Salvador. O município é conhecido como "Cidade Industrial", por abrigar o Polo Industrial de Camaçari.[7] O seu gentílico é "camaçariense". Camaçari é a quarta cidade mais populosa do estado e segunda mais populosa cidade da Região Metropolitana de Salvador.