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Uma construtora brasileira e um comitê de compliance foram criados pela BYD para que o Ministério do Trabalho e Emprego suspenda os embargos parciais nas obras da fábrica de Camaçari, BA, onde a intenção é, até o fim do ano, montar os modelos Song Pro e Dolphin Mini em regime SKD. O nome da construtora foi mantido em sigilo pela empresa, que divulgou nota oficial dizendo “conhecer e respeitar as leis locais” e manter uma “cultura corporativa inclusiva” que “prioriza o cuidado com as condições dos trabalhadores”.
Em novembro uma reportagem da Agência Pública trouxe à tona maus tratos promovidos pela construtora chinesa Jinjiang, uma das contratadas pela BYD, a trabalhadores trazidos da China. No fim de dezembro uma operação do MTE, com apoio de outros ministérios e órgãos do governo, resgatou alguns operários que trabalhavam em condições degradantes e em sistema próximo à escravidão. Ali parte da obra foi embargada.
Segundo a BYD algumas operações de escavação e com uma serra circular, usada para corte de materiais na obra, foram paralisadas. O restante da obra segue seu curso normal e a previsão de inauguração, que em dezembro era no primeiro trimestre, foi alterada para “ainda em 2025”, com a empresa se esforçando para manter o prazo previamente divulgado.
O contrato com a Jinjiang foi rescindido e os trabalhadores que foram resgatados retornaram à China, com todas as verbas rescisórias quitadas, conforme apresentou a BYD em audiência com autoridades em 7 de janeiro. Aqueles que continuaram em Camaçari estão hospedados em hotéis, à espera de novas moradias.
A BYD também passou a oferecer seu refeitório para os trabalhadores terceirizados, que recebem as mesmas refeições dos seus funcionários. Uma das denúncias era que os chineses se alimentavam no local do trabalho, com condições de higiene degradantes.
Comitê de compliance
Foi criado no começo do ano um comitê de compliance para acompanhar a conclusão da obra. É formado por representantes da BYD, escritórios de advocacia, especialistas em direito trabalhista e em segurança do trabalho e um consultor independente. O plano é fazer reuniões periódicas para acompanhar o cumprimento da legislação e implementar melhorias na obra de construção do complexo.
A BYD adquiriu o terreno da antiga fábrica da Ford em Camaçari do governo da Bahia e lá está construindo sua terceira fábrica brasileira – a companhia produz ônibus e placas solares em Campinas, SP, e baterias em Manaus, AM. O investimento supera os R$ 5,5 bilhões para a construção da nova estrutura: os prédios da Ford não serão usados para a operação de produção.