O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), foi o que mais cumpriu promessas de campanha ao longo dos quatro anos de mandato entre os gestores das maiores capitais do país, conforme apontam dados de levantamento realizado pelo G1 divulgado nesta segunda-feira (30). O estudo mostra que Bruno cumpriu integralmente 33 de 54 compromissos firmados no pleito eleitoral de 2020, o que representa um percentual de 61,1%.
O levantamento Promessas dos Políticos leva em conta compromissos feitos pelos prefeitos eleitos em 2020 e considera o cumprimento delas ao longo destes quatro anos de mandato. Entre todas as 26 capitais do país, conforme os dados, os prefeitos cumpriram, ao longo do mandato 2021-2024, menos da metade das promessas que fizeram aos eleitores, segundo o G1.
No ranking geral, considerando todas as capitais, Bruno Reis aparece na quinta posição e, no Norte e Nordeste, na segunda, com 61,1% de compromissos cumpridos integralmente. Em todo o país, a média de promessas concluídas é de 45%.
Na capital baiana, entre as promessas cumpridas por Bruno Reis, estão a criação de um programa de urbanização, a conclusão das obras do BRT, a implantação do programa Vida Nova, a criação da Casa da Mulher Brasileira, a realização de obras de contenção de encostas, a elevação da cobertura de saúde bucal das crianças e a implantação de novos espaços abertos na cidade.
Bruno Reis ressaltou que outros compromissos já estão com obras avançadas e próximos de serem entregues à população. Entre eles estão os viadutos direcionais da região do Detran e a escola da Associação dos Amigos do Autista (AMA) para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, salientou que a sua gestão fez entregas que não haviam sido prometidas em 2020, a exemplo dos campos com gramado sintético - já foram quase 70 equipamentos inaugurados.